Alexandre Hohagen, ex-HBO Brasil, será o diretor-geral das operadoras brasileiras do Google, gigante de buscas na internet. Segundo comunicado divulgado ontem, a principal missão do executivo será " iniciar as estratégias comerciais, apresentando aos profissionais de marketing e corporações instaladas no País as soluções de publicidade da empresa". Antes do Google e da HBO, Hohagen foi vice-presidente de Publicidade e E-Commerce do UOL.

O mercado brasileiro de internet tem atraído a atenção das líderes americanas este ano. Em junho, o Google iniciou suas operações locais, contratando Emerson Calegaretti como gerente-sênior de Vendas. No mês seguinte, adquiriu a Akwan, empresa de ferramentas de busca surgida na Universidade Federal de Minas Gerais. A Overture, do concorrente Yahoo!, comprou em abril a TeRespondo, que fornece links patrocinados (anúncios em formatos de texto) para os principais portais brasileiros.

Formado em jornalismo e publicidade, com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela USP, Hohagen também trabalhou no ABN Amro, Boehringer Ingelheim e Dow Chemical.

Nos EUA, o Google anunciou a contratação de Vinton Cerf, um dos pais da rede mundial, para ajudar a empresa a se converter em uma plataforma para novos usos de internet. Durante a década de 70, na Universidade de Stanford, Cerf criou, ao lado de Robert Kahn, o protocolo TCP-IP, que tornou possível a comunicação entre computadores de arquiteturas totalmente diferentes.

Nos últimos dois anos, o número de funcionários do Google quase quadruplicou, chegando a 4,2 mil. A empresa tem buscado inteligência em companhias rivais, o que criou uma batalha legal com a Microsoft. Esta semana, as duas empresas foram aos tribunais depois de o executivo Kai Fu-Lee ter deixado o time de Bill Gates em julho, para comandar a criação de um centro de pesquisas para o Google na China.

O presidente do Google, Eric Schmidt, disse que poucas das contratações da empresa foram tão significativas quanto a de Cerf. "Ele é uma das pessoas vivas mais importantes hoje", afirmou Schmidt.

"O que fiz no passado não será importante para o Google", disse Cerf, formado em matemática por Stanford e doutor em Ciências da Computação pela UCLA. "O que será importante para o Google é o que estou fazendo hoje e o que farei amanhã." Cerf continuará como presidente do conselho da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) - organização sem fins lucrativos que administra os endereços da internet - e como cientista visitante no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, onde participa de um projeto para encontrar uma maneira de se conectar à internet do espaço.

Antes do Google, Cerf passou 11 anos na operadora MCI, ultimamente como vice-presidente sênior de Estratégia Tecnológica. A MCI está sendo comprada pela Verizon por US$ 8,5 bilhões. Com 62 anos, o executivo acredita que não irá se sentir deslocado na cultura jovem do Google, cujos fundadores, Larry Page e Sergey Brin, têm 32 anos.

Nenhum comentário: