Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobras dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de 2 milhões de barris, no Brasil e no exterior.

No dia 21 de abril de 2006, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à produção da plataforma P-50, no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, que permitiu ao Brasil atingir auto-suficiência sustentável em petróleo.

Atualmente a Companhia mantém atividades operacionais ou escritórios em 27 países e no ranking mundial a Petrobras se tornou a 14ª empresa, entre todas as companhias de petróleo e a 7ª entre as de capital aberto.

Com tantas conquistas a Petrobras fecha o ano de 2006 integrando o Índice Mundial de Sustentabilidade da Dow Jones Sustainability Indexes.

Em 2007 a Petrobras iniciou as obras do Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo. Devido aos seus aspectos tecnológicos, pioneiros em engenharia e da área petroquímica. O Comperj será um grande empreendimento também da área social, pois capacita e qualifica a mão-de-obra especializada.


O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo participou da cerimônia de batismo da plataforma P-54, a segunda unidade construída com os novos índices de nacionalização. Com conteúdo nacional de 62% a obra gerou 2,6 mil empregos diretos e 10mil indiretos.

O mês de setembro de 2007 é marcado por duas grandes conquistas, o início das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Recife e o batizado da Plataforma de Piranema, em Sergipe. A nova refinaria será a primeira a processar 100% de petróleo pesado, enquanto que a Plataforma de Piranema terá tecnologia pioneira no mundo, pois será a primeira unidade do tipo FPSO com casco redondo podendo operar em condições ambientais mais severas.

A explicação para o sucesso da Petrobras está na eficiência de suas unidades espalhadas por todo o Brasil: nas refinarias, áreas de exploração e de produção, dutos, terminais, gerências regionais e na sua grande frota petroleira.

Nenhum comentário: