Atualmente, a Rede Globo cobre 98,53% do território nacional, atingindo 5.482 municípios e 99,47% da população.

Cerca de 90% da programação é produção própria, o que torna a TV Globo a principal geradora de emprego para artistas, autores, jornalistas, produtores e técnicos. Esses profissionais produzem cerca de 2.500 horas anuais de novela e programas, recorde mundial de teledramaturgia, além das mais de 1.800 horas anuais de telejornalismo. Até 2006, a TV Globo exibiu 296 novelas e minisséries, assim como seriados – produtos aclamados pelo público que chamam a atenção pela sua qualidade.

A base do trabalho da TV Globo está expressa num conjunto de números impressionantes. Com a energia que consome, a emissora abasteceria uma cidade de 220 mil habitantes; se concentrasse num só lugar toda a área construída para sua operação no Rio e em São Paulo, ocuparia o equivalente a 44 campos de futebol. Exemplos de uma infra-estrutura que acompanha as dimensões da aposta da
TV Globo na qualidade de seu trabalho.

A empresa se espalha por 38 imóveis operacionais, no Rio, em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Brasília. Nas cinco capitais, nada menos que 26 estúdios – dez deles na CGP/RJ – abrigam os programas da emissora. Em São Paulo, foi concluída a construção do edifício Jornalista Roberto Marinho no terreno da Sede, com 24.000 m² de área construída.

Somente no Rio e em São Paulo, a “metrópole” Globo consome 117.000 metros cúbicos d’água, volume suficiente para saciar quase 160 mil pessoas. O consumo mensal de energia chega a 5.400 kWh, que fariam reluzir à noite uma cidade como Angra dos Reis (RJ) ou São Caetano do Sul (SP). Por conta disso, a CGP já foi concebida com auto-suficiência na produção de energia.

Sua frota de 350 veículos – utilizada nas mais de 6 mil operações mensais das áreas de jornalismo, produção e transmissão – é monitorada por satélite. A segurança patrimonial, aliás, é prioridade, com sistema de controle informatizado, que vigia os principais endereços da empresa.

A logística é composta por 10 almoxarifados, com 23.800 itens em estoque e 18 mil equipamentos e acessórios armazenados (material de engenharia de televisão e cenografia). Ainda passam pelo sistema de armazenamento 36 mil itens de estoque e 150 mil equipamentos e acessórios mensais.

O arquivo de mídia é destaque nesse cenário. Responsável pela preservação do acervo da emissora, o prédio climatizado onde estão guardados os documentos eletrônicos tem dois robôs automáticos de 11 metros de altura e 40 metros de profundidade, e capacidade para abrigar 299 mil fitas. Por mês, pelo menos 70 mil delas entram e saem do arquivo. Ali, ainda é feita a reutilização de cerca de 60% das fitas, gerando economia de mais de R$ 5,6 milhões por ano.
A TV Globo está conectada por fibra ótica digital de alta velocidade para troca de matérias e interligação dos sistemas de informação, o que permite integrar o trabalho de jornalistas do Rio de Janeiro e de São Paulo, intensificar a comunicação corporativa e melhorar a qualidade de transmissão dos programas produzidos em São Paulo.

O uso de satélite em larga escala garante a qualidade na distribuição pela via digital da programação para todo o Brasil, coberto por uma rede nacional e nove sub-redes regionais. Um par de canais de satélite está à disposição das equipes de jornalismo de São Paulo, Brasília, Nova York, 24 horas por dia, sete dias por semana.

HDTV - Em 1995, a TV Globo começou o aparelhamento para produção em HDTV (High Definition Television), também conhecida como a televisão de alta definição. Pioneira, a emissora transmitiu, em 1998, a Copa do Mundo, em HDTV, para uma platéia seleta em São Paulo, que assistiu ao vivo ao espetáculo. Atualmente, todas as novelas têm suas cenas de externas já captadas em HDTV.

Nenhum comentário: