Especialistas não têm dúvidas de que a produção de biodiesel no Brasil pode transformar-se em um dos melhores negócios do século XXI e levar o País a superar a dependência externa de diesel mineral, conciliando crescimento econômico com melhoria da qualidade ambiental e avanços sociais - os pilares do desenvolvimento sustentável. Plantios de palma, mamona, girassol e outras oleaginosas estão se espalhando pelas regiões brasileiras enquanto empresas investem na criação de usinas e pesquisadores intensificam os estudos de novas tecnologias produtivas.

Entusiasta no assunto, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Francelino Grando, disse não ter dúvidas de que o aumento da quantidade de projetos destinados à produção de biodiesel porá o Brasil em uma posição de destaque no cenário internacional. Com otimismo ele afirma que no futuro o combustível mais limpo levará o País a uma situação comparada à dos grandes produtores de petróleo do Oriente Médio.

- O biodiesel fará do Brasil a Arábia verde do século XXI - afirmou o secretário.

As boas condições de solo, clima, a abundância de terras para plantio, além da diversidade de oleaginosas brasileiras e a capacidade técnico-científica de pesquisadores já envolvidos com estudos de biodesel no Brasil são alguns fatores apontados pelo secretário como importantes diferenciais competitivos nacionais.

- Temos um programa em curso no Brasil (Programa Nacional de Biodiesel), há empresas plantando, usinas produzindo, além de projetos de colonização e reforma agrária que envolvem a produção de oleaginosas em todos os Estados. O biodiesel já é uma realidade no nosso País e não há dúvidas de que em médio e longo prazos será uma importante alternativa de mercado, comparada ao melhor negócio do mundo, que é a produção de petróleo - reforça o secretário.

Grando informou que estão em curso as definições sobre linhas de crédito especiais no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar a produção de biocombustível e outras de financiamento de safra das oelaginosas nos bancos oficiais.

O secretário destacou que, por parte da iniciativa privada, vêm sendo buscadas alternativas de superação da falta de fornecedores de equipamentos para empresas dispostas a investir na produção de biodiesel. Os pioneiros do setor tiveram que importar maquinaria mas, segundo Grando, existem grupos empresariais no Brasil dispostos a dominar tecnologia para suprir essa lacuna no segmento de bens de capital.

- O Governo federal está incentivando projetos de assentamento e agricultura familiar e aposta no futuro do biodiesel por considerar que essa é uma excelente alternativa de inclusão social, aliada à melhoria das condições ambientais e à viabilidade econômica desse combustível - afirma o secretário. Ele acrescentou que outra estratégia governamental é de estimular o desenvolvimento tecnológico no setor por meio de novas pesquisas em universidades e centros de excelência nacionais.

No Transporte, o Brasil aprimora modelo multimodal e investe na ampliação e modernização de corredores que integram aeroportos, portos, ferrovias e hidrovias. Ao lado dos investimentos financeiros, organizam-se, ações de sustentabilidade para estas áreas, com estudo da influência das redes de transporte no ordenamento territorial e ambiental, visando à inclusão social. E, para ampliar o acesso da população e dos turistas ao interior do país, investe-se mais de R$1,3 bilhão em 66 aeroportos.

O Brasil tem possibilidade de superar a exclusão digital de larga faixa de sua população (cerca de 28 milhões de brasileiros têm acesso à internet, o maior índice da América Latina) devido a ampliação dos serviços de telefonia, em especial o serviço móvel pré-pago. Já o desenvolvimento de modelo próprio de televisão digital faz do mercado brasileiro um grande laboratório para o uso de tecnologias aplicadas.

Para promover o volume de investimentos necessários à recuperação e à expansão de sua infra-estrutura, o país alia rígida disciplina fiscal à eqüidade na divisão dos recursos públicos, administrando seus benefícios. Devido à premência da agenda social, a demanda por modernização é partilhada entre o Estado e o capital privado, em iniciativa conhecida como Parcerias Público-Privadas (PPP).

O método resulta em o governo oferecer portfólio de investimentos que serão realizados em associação com a iniciativa privada, conforme previsto no Plano Plurianual 2004/2007, planejamento de médio e longo prazo dos caminhos do Brasil.

BNDES

O BNDES ajuda promover o desenvolvimento do País, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de emprego.
Desde a sua fundação, em 20 de junho de 1952, o BNDES vem financiando os grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura tendo marcante posição no apoio aos investimentos na agricultura, no comércio e serviço e nas micro, pequenas e médias empresas, e aos investimentos sociais, direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa.

Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.

O BNDES conta com duas subsidiárias integrais, a FINAME (Agência Especial de Financiamento Industrial) e a BNDESPAR (BNDES Participações), criadas com o objetivo, respectivamente, de financiar a comercialização de máquinas e equipamentos e de possibilitar a subscrição de valores mobiliários no mercado de capitais brasileiro. As três empresas, juntas, compreendem o chamado "Sistema BNDES".

O BNDES considera ser de fundamental importância, na execução de sua política de apoio, a observância de princípios ético-ambientais e assume o compromisso com os princípios do desenvolvimento sustentável.

As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no país. A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES.

Nenhum comentário: