A urna eletrônica brasileira ou máquina de votar brasileira é um aparelho eletrônico responsável pelo armazenamento e voto nas eleições. Foi desenvolvida no Brasil nos anos 1990 e desde então diversos outros países vêm testando seu uso, alguns deles tendo-a adotado oficialmente.

Ainda no Brasil, 98,7% das declarações de renda são feitas online.
A criação de um modelo informatizado próprio e confiável também foi capaz de acabar com anos de filas e corridas a bancos para entregar os formulários de Imposto de Renda. Embora apenas 20% dos brasileiros tenham acesso direto à internet, os avanços no sistema garantiram que 98,7% de 23,2 milhões das declarações feitas em 2007 fossem enviadas pela rede. Para se ter uma idéia, nos Estados Unidos o índice das declarações via web não chegou a 54% no ano passado. Não é à toa que países interessados em ampliar a arrecadação, entre eles Cuba e Argentina, têm feito peregrinações ao prédio do Ministério da Fazenda, que abriga os técnicos da Receita Federal, em Brasília.

Os contrastes entre os dois Brasis não se limitam à esfera administrativa. A mesma lógica científica, ancorada em pesquisa e investimento em tecnologia, tem ajudado o país a conquistar títulos. Mais do que a ginga tupiniquim, o desenvolvimento de um método preciso e digital foi fundamental para que o país do futebol chegasse ao Olimpo também no vôlei, com a conquista dos principais títulos e uma invencibilidade que desafia adversários dos cinco continentes.

Nenhum comentário: