A imagem do homem chegando à Lua com certeza passou a ocupar a mente de muitas pessoas. Tornar real este sonho, principalmente para os brasileiros, era considerado algo impossível. Deparamos agora com o grande desafio de se morar e trabalhar no espaço.
Aderir ao megaprojeto da Estação Espacial Internacional (ISS), representou também a inclusão de um brasileiro na turma de treinamento para astronautas da Nasa, a agência espacial americana, aproximando cada vez mais o sonho da realidade.
O Ten. Cel. Av. Marcos César Pontes foi selecionado em julho de 1998, pela Agência Espacial Brasileira (AEB), para participar do treinamento para astronauta da Nasa, realizado no Johnson Space Center (Houston/Texas). O curso teve início no mês de agosto de 1998 e Pontes integrou a classe XVII, com 32 candidatos, dos quais seis estrangeiros - um do Brasil, dois da Itália, um da Alemanha, um da França e um do Canadá.
Concluído o treinamento básico com sucesso em dezembro de 2000, Pontes recebeu o título de astronauta e passou a integrar a equipe de tripulantes da NASA. O processo de formação do astronauta para vôos espaciais consistiu, inicialmente, de um treinamento básico, com duração de dois anos, com ênfase nos sistemas do ônibus espacial e Estação Espacial Internacional. Seguiu-se a fase de treinamento avançado (manutenção operacional) que prossegue até o momento da escalação para o vôo e consiste de revisões operacionais e qualificações técnicas não constantes do treinamento básico. Após a escalação para o vôo espacial, o astronauta entrará na fase de treinamento especializado para as atividades da missão. Esta fase tem duração média de um ano.

Natural de Bauru (SP), Pontes é Mestre em Engenharia de Sistemas, graduado pela Naval Postgraduate School (Monterey, CA). Iniciou sua carreira profissional como eletricista da RFFSA aos 14 anos como aluno do SESI e do SENAI. Ingressou na Academia da Força Aérea em 1981, permanecendo nos Esquadrões de Caça até 1988 com a qualificação de instrutor e líder de esquadrilha. É engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atuou como piloto de provas de aeronaves pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em várias campanhas de ensaios incluindo o primeiro míssil ar-ar brasileiro. Conta com mais de 1900 horas de vôo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15, F-16, F-18 e MIG-29. Tem experiência de 16 anos na área de segurança de vôo, trabalhando em inúmeras campanhas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, incluindo o ônibus espacial Columbia.

Nenhum comentário: